2

A Festa de Aniversário das Corujinhas






Dona Corulina resolveu fazer uma festa para comemorar o aniversário de suas filhas, Terra e Lama. As corujinhas ficaram muito felizes e perguntaram se poderiam convidar suas amigas, Violeta e Estrela. Dona Corulina consentiu, e os convites foram enviados.

O dia da festa chegou e, enquanto Terra e Lama se preocupavam com a demora de suas amigas, Estrela olhava para o céu contemplando o brilho das estrelas. Aborreceu-se, porém, quando Violeta apareceu inesperadamente, para admirar as violetas que floresciam generosamente.
 


Surpresa, Violeta perguntou: “O que está fazendo aqui, Estrela?!... Imaginei que você estivesse na festa de Terra e Lama.” Estrela respondeu com desdém: “Eu que imaginei que você estivesse lá!... Se eu soubesse que teria o desprazer de encontrá-la aqui, eu teria ido lá certamente. Esta é a vantagem de ter nascido sob o brilho de uma estrela: o céu pode ser visto de todos os lugares, e a estrela brilhante que testemunhou o meu nascimento também estará sempre visível e radiante.”

 
Violeta não perdeu a oportunidade de dizer: “Eu nasci sob a copa de uma árvore cercada de violetas. Naquele momento, a minha mãe não conseguiu avistar o céu, mas inspirou-se nas violetas para escolher o meu nome. Aquelas violetas já murcharam e já morreram, mas a minha mãe disse que as violetas deste canteiro se parecem muito com elas. Se você despreza tanto as violetas, por que não escolheu outro lugar para admirar a sua estrela?”

Estrela respondeu: “Eu não desprezo as violetas e sim quem pensa que elas são mais formosas do que as estrelas. Eu sou diferente porque a estrela acrescentou brilho às minhas penas. Você é diferente porque as suas penas, coincidência ou não, possuem a cor das violetas. Sem sombra de dúvida, eu sou mais formosa, e você, apesar das evidências, insiste em espalhar por aí que é mais graciosa.”

Violeta não conseguiu evitar o riso. Endereçando-lhe um olhar congelante, Estrela perguntou: “Como se atreve a zombar de mim?!...” Violeta respondeu: “Não estou rindo de você, estou rindo de nós. Em vez de estarmos nos divertindo na festa de aniversário de nossas amigas, estamos aqui querendo provar o impossível: a nossa superioridade. Embora sejamos diferentes, somos igualmente belas. O que você acha de encerrarmos esse assunto e irmos aproveitar um pouco a alegria da festa?!...”

Estrela tentou buscar, em seu cérebro, palavras que contrariassem o que Violeta dissera, mas sua mente parecia vazia.  Violeta estava certa: era hora de esquecerem as divergências e começarem a pensar em se divertir. Ela enviou um olhar significativo a Violeta, e as duas voaram em direção à árvore das amigas.


2 comentários:

  1. Estou relendo essa história!! Vc e incrível, Sisi!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucia, pelo carinho e por suas palavras de incentivo. Beijos





      Excluir