0

O velho sábio que conseguiu abraçar a imortalidade

Era uma vez... Não!... Definitivamente, a nossa história não começa assim, porque ela aconteceu muitas e muitas vezes; e, talvez, esteja acontecendo novamente neste exato momento.

Diz a lenda que um velho sábio conseguiu abraçar a imortalidade... Durante sua vida toda, ele leu uma quantidade enorme de livros que falavam sobre o melhor modo de se viver. Essa última afirmação não é verdadeira... Eu gostaria de poder acrescentá-la a esta história... Mas a verdade é que o velho sábio nunca aprendeu a ler. A sua sabedoria repousava em seu interior e, ocasionalmente, jorrava como a água cristalina de uma fonte refrescante e belíssima. 

Infelizmente poucos se beneficiavam de sua sabedoria, porque consideravam sua aparência repugnante e desconheciam a sua nobreza de caráter. Mas as poucas pessoas, que se encorajavam a sentar-se ao seu lado no banco da praça, logo descobriam o que as infelicitava. O velho sábio, que era o mendigo que causava mais asco do que compaixão, lhes falava sobre o presente, o passado e o futuro, e lhes pedia que guardassem segredo sobre suas revelações.

Como os segredos são escorregadios, alguém acabava sempre deixando escapar algo que relacionasse os conselhos do mendigo aos avanços que começaram a ocorrer em todas as áreas de sua vida. Tão logo isso acontecia, a notícia se espalhava, e todos se dirigiam à praça, na esperança de obterem os conselhos do mendigo.

Mas o sábio mendigo também era escorregadio e não se deixava prender. Enquanto todos maldiziam a sorte por não terem conseguido encontrá-lo, lá estava ele, sereno e solitário, sentado no banco de outra praça, onde os transeuntes pareciam ignorá-lo.



0 comentários:

Postar um comentário