2

OS LIVROS E OS ANIMAIS DE LEITURINA


“Letras soltas não dizem nada!... Letras juntinhas formam palavras!... Palavras reunidas formam frases!... E as frases, costuradas pela imaginação, formam histórias!... Jogo minhas histórias no caldeirão!... Dentro dele, há uma poção que dá voz às páginas!... Páginas que leem histórias!... Eu sou demais!... Ninguém conseguirá resistir aos meus livros que falam!...”.

A bruxa Leiturina passou o dia todo confeccionando os livros que pretendia vender. Na manhã seguinte, lá estava ela na porta da escola oferecendo os livros para as crianças.

Um garoto perguntou: “É de graça?!...”. Leiturina exclamou: “Menino atrevido!... De graça?!...  Você leva o meu livro, e eu não ganho nada?!...”. E o garoto, com os olhinhos colados na capa de um dos livros, explicou: “Eu compraria o livro, se tivesse dinheiro. Posso ficar com ele e pagar depois?!...”.

Leiturina respondeu: “Não. Sem dinheiro, não há conversa!...”. O garoto não insistiu... Lançou mais um olhar para o livro e já estava se afastando quando ouviu a bruxa chamá-lo: “Menino!... Volte aqui e leve o livro. Para você, eu farei um desconto bem vantajoso, e você não terá que pagar nada. Pegue logo o livro antes que eu mude de ideia!...”.

Quando os amigos do garoto viram que ele tinha ganhado um livro, perguntaram a Leiturina: “Os livros são de graça?!...”. Leiturina exclamou: “Meninos atrevidos!... De graça?!... Vocês levam os meus livros, e eu não ganho nada?!... Saiam já daqui e tirem os olhos dos meus livros!...”.

Os garotos obedeceram e já estavam entrando na escola quando ouviram a bruxa chamá-los: “Meninos!... Voltem aqui e levem os livros. Para vocês, eu também farei um desconto bem vantajoso, e vocês não terão que pagar nada. Peguem logo os livros antes que eu mude de ideia!... Vamos logo, porque eu não tenho o dia todo!... Ainda preciso dar banho nos meus bichinhos de estimação!...”.

Leiturina se sentiu agradecida quando ouviu um dos garotos dizer: “Sabemos onde você mora e já vimos o seu elefante, a sua cobra, o seu tigre, a sua águia e o seu jacaré no quintal. Mas nunca nos aproximamos da sua casa, porque acreditávamos que você fosse má. Se você quiser, podemos ajudá-la a dar banho neles depois que sairmos da escola.”.

Horas depois, os garotos foram à casa de Leiturina para ajudá-la a dar banho em seus animais de estimação. Eles ficaram boquiabertos ao ver que, além do elefante, da cobra, do tigre, da águia e do jacaré, também havia três corvos e um filhote de dragão!...



2 comentários: